Andressa escreve semanalmente, sempre na quinta-feira.
Porto Alegre Cia de Dança comemora aniversário com espetáculo inspirado em Mário Quintana

 

O destaque na coluna desta semana é para a coreografia que une a técnica Butoh aos personagens míticos do famoso poeta gaúcho, com ingresso simbólico no valor de R$1, no Theatro São Pedro

Em comemoração aos seus nove anos de atividades e ao aniversário da Capital, a Porto Alegre Cia de Dança leva ao palco do Theatro São Pedro no próximo dia 23, a partir das 21h, o espetáculo “As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens” (foto). Com ingressos simbólicos, no valor de R$ 1, a apresentação tem coreografia inspirada nos poemas de Mário Quintana e utiliza a técnica de dança japonesa Butoh.

A montagem – que tem patrocínio de Banrisul Consórcio e financiamento via Lei de Incentivo do Ministério da Cultura - cultiva o poder sintético das imagens, metáforas, associações insólitas e outros tantos recursos explorados nas obras do poeta gaúcho. O paulista João Butoh concebeu a coreografia utilizando a técnica que é principal referência de seu trabalho e que inclusive incorporou em seu nome artístico.

Em “As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens” o público vai encontrar no palco seres míticos, os anjos de Quintana, que ao som da voz de seu criador e de músicas que o inspiraram, transitam por situações cotidianas. Vivenciam opostos, tão presentes no Butoh, como a beleza e a decrepitude, a simplicidade e a complexidade, o cômico e o trágico; e desta forma lúdica, através da poesia, transportam o espectador para um mundo mágico, muito além das dualidades. Uma sessão mais cedo, no mesmo dia, receberá exclusivamente alunos da escola da rede pública.

CINEMA FRANCÊS

O cinema francês é o segundo mais consumido no Brasil depois de filmes americanos e a partir de 7 de março, a sala de cinema do Santander em Porto Alegre selecionou o melhor do estilo. Entre os destaques estão A Batalha de Solferino, indicado ao César (o Oscar francês) de Melhor Filme, e Eu, Soldado, que ganhou o Palm DogManitarian (um prêmio especial para produções envolvendo cães), no Festival de Cannes. A seleção traz ainda o excelente documentário Eu Sou o Povo e a comédia dramática multipremiada Não é Meu Tipo.

Dia 18, uma sessão comentada pelo diretor da Aliança Francesa Patrice Pauc propõe um debate sobre o título Os Apaches, que aborda crimes cometidos por adolescentes. Além dos filmes franceses, a programação do mês também traz o lançamento de dois curtas-metragens: Kebach – O Reino Solitário no dia 11 e Um Cara de Confiança no dia 24, ambos em sessões únicas apresentadas pelos seus realizadores e com entrada franca.

O IMPECÁVEL NO THEATRO SÃO PEDRO

Chega a Porto Alegre nos dias 17, 18 e 19 de março o espetáculo O Impecável, com patrocínio do Ministério da Cultura e Renner. A peça estará em cartaz no Theatro São Pedro e mostrará toda versatilidade de Luiz Fernando Guimarães ao interpretar oito personagens de tirar o fôlego. O público é transportado para uma tarde de sábado na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde conhece uma turma com histórias nada convencionais para contar.

LEGO PARA A CRIANÇADA

Entre os dias 03 e 31 de março, o Shopping Iguatemi Porto Alegre receberá o evento “Construtores do Amanhã”, da LEGO, líder mundial em brinquedos de montar.Pensado para garantir diversão e integração entre pais e filhos, a ação ainda estimula a criatividade e o desenvolvimento das crianças, que poderão recriar suas próprias cidades com infinitas possibilidades, utilizando os blocos da marca. Para que nenhuma criança fique de fora da brincadeira, dois ambientes serão montados: um para idades entre 18 meses e 3 anos e outro a partir dos 4 anos.

Imagem: Shana Gomes