Caroline escreve mensalmente, sempre nas terças-feiras.
A carreira é sua. Aproprie-se dela.


Cada vez menos a fórmula: boa educação, universidade reconhecida e excelente oportunidade no mercado é sinônimo de sucesso. A graduação é apenas o primeiro passo para a construção de uma carreira e as oportunidade de mercado, sozinhas, não te transformam em uma pessoa bem sucedida. Contudo, esse continua sendo o discurso para a formação de uma carreira.

Logo ao encarar o mercado de trabalho, após a graduação, já iniciam os maiores desafios profissionais para obter reconhecimento, ganhos financeiros e realização. “Cai a ficha” de que é necessário ir além do currículo da faculdade, assumir uma liderança interior e entender que o protagonista daquele momento é você. A responsabilidade por fazer dessa carreira algo de acordo com as suas expectativas é 100% sua.

Nesse exato momento, em que o “Você.SA” precisa se dono da sua carreira, surgem as dúvidas e a desorientação profissional colidindo com decisões equivocadas, que nem sempre conseguem te levar adiante.

Ok, mas por onde começar?

Selecionei 3 dicas que podem auxiliar em sua trajetória, para uma vida profissional e pessoal com maior realização e crescimento financeiro.

1) Desenhe objetivos e estratégias

Defina detalhadamente os seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais, pense onde você quer estar e o que deseja conquistar em 1 ano, 3 anos, 6 anos e 10 anos.

A partir dessas definições, fica mais fácil pensar quais serão as estratégias, atitudes e comportamentos  necessários para te aproximar dos objetivos.

2) Tenha clareza sobre quem você é

Eu poderia substituir o tópico acima por “autoconhecimento”. Essa palavra que já esta até um pouco desgastada, diante do mal uso por alguns profissionais despreparados. Independente disso, será o autoconhecimento a força capaz de te auxiliar a ter mais assertividade nas decisões e desenvolver as atitudes necessárias para alcançar seus objetivos.

3) Faça

De nada adianta objetivos claros se você ficar parado, lembre-se: você é o protagonista da sua carreira, é sua responsabilidade fazer ela acontecer.
Não mude suas metas devido a um fracasso momentâneo; mude a forma de fazer, tente de outra maneira, mas continue a buscar o seu objetivo. Nada acontece da noite para o dia, mas sim, na consistência de uma ação diária e direcionada.

Existem muitas oportunidades para você explorar e acelerar o seu crescimento profissional, na dúvida, conte com a ajuda de um coach ou mentor especializado, a fim de “masterizar” os seus talentos e acelerar a conquista de resultados.