Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Concurso público ou empreender, o que é estabilidade?

O que é estabilidade para você?  Fazer um concurso público ou ter a sua própria empresa?

Eu tenho em minha vida as duas experiências.

Sei o que é passar em um concurso público, todos os longos dias devorando os livros, as pessoas achando que você não faz nada e os amigos combinando viagens à praia e festas maravilhosas e você tentando ser racional o tempo inteiro e focar a cabeça em ler, ler e ler. Depois o frio na barriga em esperar o resultado de cada fase do concurso, e, finalmente: a nomeação! Sensação de satisfação e dever cumprido.

Também aprendi o que é empreender, passar noites sem dormir  pensando, analisando e calculando. Projetar algo, repensar, mudar, alterar de novo, inovar, criar e ir moldando as ideias a cada dia de acordo com a necessidade do cliente e da empresa.

Para mim estabilidade foge um pouco do concurso público, claro que você ganhar sempre a mesma coisa, ter plano de saúde, aposentadoria garantida são ótimos benefícios, e ajudam muito qualquer pessoa que esteja começando uma nova fase em sua vida. Quero deixar bem claro que servidor público trabalha bastante e se sente frustrado as vezes de tanta burocracia para desenvolver algumas atividades que poderiam beneficiar a população.

Mas esse “ganhar sempre a mesma coisa” tem que ter planejamento, pois, qualquer fato diferente na sua rotina e que demande uma certa quantia em dinheiro pode fazer você se perder financeiramente.

Para quem tem essa veia de empreender sabe que envolve riscos, mas é muito bom você ter a satisfação de ver um projeto seu crescer e tomar forma, chegar ao final do dia e sorrir quando fechar o notebook.  O empreendedor é um workaholic, mas se ele souber administrar as 24 horas do dia e tiver muita paixão será um worklover.

O importante é você pensar o que deseja, quais os seus  medos? Ter medo as vezes é bom, é o que fará você ter uma atitude, desde que ele não te paralise.

Nada impede que você possa fazer as duas atividades simultaneamente. Tenho um conhecido que trabalha no Poder Judiciário como oficial escrevente e quando não está em meio aos processos é um ótimo fotógrafo, um amigo policial que é um excelente empreendedor,  e um dos melhores professores de Penal que  tive o prazer de ser aluna, era também escrivão de polícia, e hoje se dedica somente a docência e possui diversos livros publicados.

O importante é fazer o que te faz feliz, estamos em uma época em que não existe mais o trabalhar para, se der tempo, depois fazer o que gosta. Hoje, vivemos em um mundo onde o importante é fazer o que gosta e ter prazer em ir trabalhar, juntar as atividades e não ter rotina, viver em meio a tecnologia e otimizar o tempo para ter mais tempo ainda e fazer mais coisas no seu dia. Então eu faço de novo a pergunta: o que é estabilidade para você?