Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Crise: tempo de parar e pensar?

O que mais escutamos nesses dias são frases prontas e desesperançadas sobre o atual momento político e econômico do país.

A crise não pode paralisar a sua empresa. Justamente o contrário: para sair dela é preciso muito trabalho, dedicação, esforço e muitas ideias. Nesse momento é preciso:

- Diferenciar;
-Sobressair;
-Ser mais competente.

Competência em administrar as despesas, agregar novos produtos, encontrar outros canais de vendas, garimpar parceiros. Na crise não devemos parar e muito menos nos encolher. Se existe uma situação que leva ao desastre, é quando uma empresa se encolhe por falta de crença na sua capacidade e no seu negócio.

Neste momento de dificuldade e crise devemos analisar os seus efeitos e nunca os ignorar.

É empreendedor e necessário avaliar o ambiente, identificar riscos, mapear as fragilidades. Desenhar um plano de negócios com o objetivo de aumentar a sua capacidade competitiva. Um plano que nos faça aliviar o orçamento, cortar custos que pouco ou nada agregam; e ao mesmo tempo investir mais agressivamente no que está diretamente relacionado a conquistar mercado, prospecção de novos clientes. Precisamos expandir possibilidades. Abrir a mente. Inovar, sair da zona de conforto.

A estratégia é reunir recursos e energia para ter mais apetite e vontade. Foque em você, não se preocupe com o seu concorrente, o cenário não é o mesmo para todos os setores e empresas. Cada um é afetado pela conjuntura de uma forma diferente e específica. Então convido você a parar e pensar: o que você tem feito pela sua empresa para colher as oportunidades que essa crise está lhe oferecendo?