Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Sua empresa deve investir em marketing digital?

Quando decidi abrir a minha empresa o primeiro passo foi avaliar o nome, cores e logo que ela teria.  Achei importante buscar uma profissional na área para me ajudar a definir o conceito, identidade, os pilares e a visão que eu almejava que os futuros clientes tivessem em relação à empresa.

Após as definições mencionadas acima, a próxima fase foi criar uma página no Facebook e compartilhar ela no meu Facebook pessoal. Nessa fase eu ainda não queria gastar com site e outros meios de divulgação, eu estava lançando a ideia e o conceito da empresa e ter a página na rede social foi um teste para ver se ela iria dar certo.

No primeiro mês a página teve várias curtidas e muitos clientes começaram a nos procurar, tirando dúvidas sobre o mercado financeiro e realizando fechamentos de câmbio.

Com o passar dos meses e já com dinheiro no caixa da empresa percebi que era o momento de investir em Marketing Digital, que seria realizar ações de comunicação através da internet para divulgar a empresa e os produtos buscando uma maior rede de relacionamento empresa X cliente.  Decidi que teria um site para deixar melhor explicado o modo que trabalhávamos, produtos/serviços, endereço, e-mails e tantas outras informações.

Conversei com uma amiga que possuía a expertise necessária para criar a estratégia da marca, e, com uma empresa de Design Gráfico desenvolveram meu site, o padrão de letras e cores, o conceito final e o formato da primeira campanha. Tudo isso eu recebi impresso em um livrinho dentro de uma caixa linda, e no momento em que eu abri o laço era como se eu estivesse pegando a empresa toda com as mãos. Foi uma sensação maravilhosa e uma satisfação enorme. Vi a importância do investimento feito e como era fundamental ter essa base.

A partir dessa base é que foram montadas todas as outras campanhas de prospecção. Muitos clientes conheceram a marca através da rede social, hoje, é o meio mais ágil para você achar uma empresa, conhecer produtos, consultar comentários dos consumidores e enviar uma mensagem. As fotos publicadas nas páginas e os comentários possuem um grande impacto para quem vai optar por uma empresa ou outra.

O site, na minha opinião, é um item super importante. Ter um site bonito e prático, com informações sobre os seus serviços/produtos poderá definir o seu público.

Mas não adianta você pagar uma empresa para criar um super site se você não cuidar dele depois! Tanto as redes sociais como o blog e  site precisam de novidades, novas informações e fotos atualizadas, se não puder cuidar disso, contrate uma empresa que o faça.

Hoje, no mercado existem várias empresas competentes que cobram um valor mensal para realizar a divulgação nas mais variadas redes sociais. Opte em escolher uma empresa onde as pessoas sejam de fácil acesso e ágeis em elaborar posts criativos.

Independentemente de ter ou não uma empresa que lhe auxilie no  mundo virtual profissional, fique atento! Observe de perto a sua empresa e tenha a sensibilidade de sentir o momento de realizar alterações maiores e acrescentar algum diferencial. Quem ama cuida.

Tenho, também, o exemplo do instagram, que nada mais é que uma revista virtual, e sem dúvida um dos aplicativos mais acessados nos celulares. Conheço várias empresas que ficaram conhecidas e vendem seus produtos através dele.  Eu sou cliente de algumas lojas/empresas as quais descobri pelo aplicativo.

Estar atento as novidades do mundo digital é importante, escolher com a sua essência em quais redes você irá expor a imagem da sua empresa é fundamental.