Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
A importância da comunicação correta ao cliente

Quando decidimos abrir uma empresa por muitas vezes o primeiro passo para divulgar o nosso trabalho e prospectar clientes é através do marketing digital, seja o facebook, o instagram ou o site.

Analisar o perfil do seu cliente alvo e a forma de comunicação direta com ele é imprescindível.

Montar uma campanha de prospecção, o vocabulário, a cor, a forma e os meios fazem parte de todo um contexto para direcionar o cliente à nossa marca e não  ao concorrente.

Porém, se depois de todo esse trabalho feito o responsável pelas redes sociais e site não atualizar as informações e não dar retorno ao consumidor final, todo o dinheiro gasto com cartãozinho de visita, eventos e mídia terá ido por água a baixo.

Hoje o tempo é escasso e o número de coisas  da to do list é muito maior do que  as 24 horas do dia seriam capazes de suprir, dessa forma, o acesso ao smartphone de dentro do carro entre uma coisa e outra para ver um endereço ou horário de funcionamento de uma empresa que se deseja ir é cada vez mais comum.

Tenho vários exemplos que aconteceram comigo: estou montando o escritório novo e precisava de um vidro específico, solicitei orçamento, no qual demoraram 7 dias para me responder e avisei que iria então no sábado de manhã  buscar e pagar o vidro, eu já havia visto no site deles que o  funcionamento aos sábados era até meio dia; como esse local é longe aproveitaria também para ir em uma empresa perto dela de um material diferenciado de ferro o qual através do site e facebook também constava que abria  até meio dia de sábado.

E, adivinhem? Quando fui buscar o vidro a loja estava fechada! Sim, apesar de eles terem lido meu email, não me avisaram que não abriam mais aos sábados, e a outra loja do material de ferro também estava fechada! E, descobri na segunda que eles haviam se mudado para outra cidade.

Perdi o meu sábado de manhã e deixei de fazer outras coisas que precisava para realizar o acabamento final da minha empresa. Em suma: fui procurar outros prestadores de serviço.

Mais um exemplo: no último sábado reservamos algumas mesas em um restaurante para fazermos um happy com amigos. Na quarta-feira tínhamos falado com o restaurante pelo facebook e tudo estava organizadinho  e o proprietário até havia fornecido seu telefone particular. Para nossa surpresa, o local estava fechado e em contato com o proprietário ele disse que havia publicado na sexta-feira às 23h uma notinha do que havia acontecido. Eu ainda muito ingênua cheguei a pensar que alguém pudesse ter morrido, mas não! Era uma notinha dizendo que decidiram partir para novos rumos e fecharam o local! Peraí ! Para tudo! Ele tinha meu facebook, telefone e email e não me avisou nada?

Qual é a forma que as empresas estão realizando a comunicação com seus clientes? 

Esses foram fatos singelos que passei nas últimas semanas, mas tenho amigos que passaram por coisas muito piores. Ah! Esqueci de contar que mês mandei email para 12 ferragens pedindo orçamento e somente DUAS responderam!

Vamos lá: retornar email, atualizar o endereço, telefone e horário de funcionamento da empresa são deveres de casa básicos! Não adianta investir em prospecção de clientes , um site super bonito se na hora em que o cliente desejar fechar um negócio não localizar a empresa ou ter um retorno rápido em seu email, ao menos para dar o prazo do orçamento.

Credibilidade é algo que se demora muito a construir, mas, para perder é muito fácil. Atualize os dados! Não deixe de ser profissional, não corra o risco de perder um bom negócio.