Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Intercâmbio, como enviar dinheiro ao exterior?

Intercâmbio é uma troca, uma permuta de relação entre nações, ao menos é o que define o dicionário.

Mas, essa modalidade de viagem é muito mais abrangente se formos pensar no reflexo positivo para a nossa vida, ao perguntarmos para alguém se valeu a pena fazer um intercâmbio, é impressionante, mas todas têm a mesma reação: abrem um sorrisão largo, suspiram e começam a discorrer sobre o assunto.

Viajar por vários meses ou um ano para estudar, aprender outro idioma, não é apenas vontade de estudantes de segundo grau e faculdade, hoje, casais aproveitam a lua de mel para fazer um intercâmbio, famílias viajam juntas e a terceira idade também está realizando o chamado “intercâmbio cultural”.

Após, escolher o destino, verificar a documentação para a necessidade ou não do visto, analisar as finanças pessoais vem o questionamento: como eu vou enviar dinheiro ao exterior?

Se, o seu intercâmbio tiver uma duração de até um mês e meio, recomenda-se :

- Levar a moeda em espécie (esta tem apenas 0,38% de IOF);

- E, um cartão pré – pago, este tem a segurança  no caso de perda ou roubo, além da facilidade para realizar recargas, na maioria dos cartões o valor entrará em até um dia útil. Porém, existe o IOF de 6,38%.

Intercâmbio com duração acima de um mês e meio, sugere-se:

- Abrir uma conta bancária ao chegar no exterior.

A realização de transferência internacional é um procedimento bastante simples e rápido. É possível enviar dinheiro da sua conta particular do Brasil para a sua conta particular no exterior, ou transferência para manutenção de residente ( neste caso, os genitores enviam dinheiro  para a conta dos seus filhos no exterior). Na maioria das vezes, a documentação necessária são cópias dos documentos e comprovante de endereço, além do preenchimento de um cadastro e declaração de Imposto de Renda.

Valor de uma transferência: é a cotação do dia ( a qual é inferior ao câmbio turismo), IOF  de 0,38% e  Swift.

- Levar moeda em espécie;

- Levar um cartão pré pago ( nem que seja com a carga mínima), uma vez que qualquer emergência é possível realizar uma recarga e o valor, na maioria das vezes,  entrará em até um dia útil.

Converse com amigos e pesquise em blogs sobre as experiências de quem já realizou um intercâmbio, além de dicas uteis sobre a cultura do país e o gasto médio/dia para  transporte e alimentação.

Procure sempre uma agência da sua confiança para ver os detalhes da sua viagem e uma assessoria em câmbio para realizar os simulados dos valores  e ver as melhores taxas.