Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Como organizar sua vida financeira

Ano passado, recebi uma mensagem de uma amigona, a qual disse-me que não iria mais vir para o meu aniversário diante dos altos gastos dos últimos meses que ela não entendia onde estavam.  Falei que ela deveria analisar  e, como desafio, fazer uma planilha bem simples com todos os gastos para que pudesse ver  claramente para onde está indo o dinheiro dela. Mas que ela deveria ser verdadeira e realmente colocar tudo na planilha desde um cafezinho até uma gorjeta, além de comprar menos sapatos. Sério, ela tem uma coleção!

Organizar a vida financeira significa você saber exatamente em qual setor está o seu dinheiro: moradia, dívidas, investimentos, lazer... “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”, como dizia o físico britânico William Thomson Kelvin. Parece estranho, mas planilhas podem mudar a sua vida.

Primeira dica: faça uma planilha  financeira, é possível achar no Google uma planilha simples e objetiva, na qual você consiga ver o seu dinheiro e entender para onde ele está indo. Mas preencha a planilha direitinho, seja verdadeiro, coloque exatamente tudo o que gastar no mês. Com isso, tenho certeza que no mês seguinte você já conseguirá cortar alguns gastos supérfluos.  E a cada nova possível compra, desde uma roupa, acessório ou aquele cafezinho que tomamos a todo momento  vai passar a ter outro significado, você vai pensar um pouco melhor se ele é realmente necessário e em qual parte da sua planilha ele estaria.

Segunda dica: tenha uma meta. Qual o seu objetivo no curto, médio e longo prazo? É importante investirmos parte do nosso dinheiro. No momento atual, diante de todas as incertezas no cenário econômico do nosso país, investir em renda variável não parece ser a melhor opção, claro que tudo depende da estratégia do investidor, alguns visam um lapso temporal maior e apostam em ações que pagam bons dividendos.  Hoje é mais interessante investir em renda fixa. Investimentos em LCI e LCA, as quais são isentas de Imposto de Renda podem ser uma ótima opção ou o Tesouro Direto.  Antes de fazer qualquer investimento, estude o assunto e converse com um profissional da área.

Terceira dica: precisamos do lazer, dentro da nossa planilha é necessário termos esse setor. Poderá ser  para irmos a eventos culturais dentro da nossa cidade, festas com amigos ou até mesmo uma viagem dentro do país ou no exterior. É importante definir qual porcentagem da sua receita será gasta com o lazer. No caso de uma viagem, programar, organizar, pesquisar poderá gerar uma grande economia, guardar um valor X por mês, ou, no caso de uma viagem ao exterior acompanhar o câmbio e ir comprando aos poucos, a cada oscilação favorável.

Organizar sua vida financeira concorre para uma vida mais saudável. Tenha objetivos  e torne-os reais.