Caroline escreve mensalmente, sempre nas terças-feiras.
Tudo tem um preço

Há algumas semanas atendi um cliente de coaching em que desenvolvemos uma série de ações para ele caminhar em busca da concretização do objetivo planejado. Contudo, ao longo da sessão, ele me relatava que as tarefas demandariam muito esforço, que era preciso ter muita disciplina e abrir mão de algumas escolhas. Ao final do nosso encontro, ao repassar seu plano de ação, o coachee solicitou que revisássemos, pois queria algo mais fácil e simples, que pudesse manter sua rotina atual, implementando apenas algumas questões pontuais, para que ele conseguisse atingir seu objetivo, porém, sem abrir mão de nada.

Essa sessão me marcou, pois percebi que esse pensamento, essa busca pelo caminho mais fácil não é um fato isolado. Vejo cada vez mais pessoas em busca de resultados rápidos e sem esforço. Existe hoje, uma proliferação de “emagreça 10 kg em 30 dias sem esforço”ou “aprenda inglês em 6 meses e conquiste a sua fluência”, sem falar nas formas de enriquecimento rápido. No fim, esse modo de pensar já se faz presente na sociedade, onde a busca por fórmulas mágicas e o resultado sem esforço alimentam uma máquina cada vez maior.

Agora eu te pergunto, você verdadeiramente conhece alguém, que baseado em uma fórmula mágica do sucesso, recheada de “mínimo esforço”, atingiu o objetivo esperado? Se você disser que “só quem cria essas fórmulas fica rico”,  está errado, pois esses criadores tiveram muito esforço para pensar em um produto e promover estratégias de divulgação, até ganhar milhares de reais às custas de quem procura a felicidade express. Não existe bônus sem ônus, não existe sucesso sem fracasso prévio, não existe felicidade sem dor. Tudo o que fazemos e queremos vem acompanhado de uma renúncia,  de mudanças,  de privações e de desafios. É como se fosse um teste, primeiro você prova através da vivência do ônus que esta apto, para depois ter o direito de colher o bônus.

Todos temos sonhos que almejamos realizar e certamente temos condições de fazê-lo, mas poucos são os que verdadeiramente aceitam os desafios e  os percalços para concretizá-los. A questão é simples:

Se quero emagrecer e ter um corpo que eu me orgulhe, preciso ter disciplina, deixar de comer uma série de coisas que me dão prazer, manter a determinação e o foco em alta, para que ao final, conquiste o meu tão sonhado objetivo. Se quero comprar a minha casa, mesma coisa, preciso revisar os meus hábitos, abrir mão de algumas atividades para poupar dinheiro, estabelecer um prazo e ir em busca da concretização. Este é o preço. A verdadeira vitória é acompanhada de uma dose de sacrifícios. Todos querem rapidamente o bônus da felicidade, da realização e do sucesso, entretanto, ninguém quer perder nada.

Para alcançar seus objetivos, seja ele qual for, terá estresse no caminho, sacrifícios e perdas. Para almejar o bônus, é preciso vencer a resistência interior, o prazer da zona de conforto, romper as barreiras do desconhecido e se responsabilizar pela realidade a sua volta. Tudo tem um preço. Ser feliz, livre e próspero custa caro, e não está ao alcance de uma formula mágica. Esteja preparado para isso. O sucesso está ao seu alcance: você o quer?

Acompanhe mais sobre o assunto através do meu canal de podcast www.soundcloud.com/carolinebatista