Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Viagem para o exterior: dicas de como economizar no câmbio

Qual moeda levar? Qual o melhor momento de realizar a compra da moeda?  Qual a melhor forma: espécie, cartão pré-pago ou de crédito? Essas são as dúvidas mais frequentes de quem está com viagem marcada ao exterior, seja de férias, negócios ou intercâmbio de estudos.

Confira as dicas abaixo:

1- Planeje a sua viagem. Converse com amigos, pesquise os lugares a serem visitados e calcule qual o valor médio que será gasto por dia.

2- Pesquise qual a moeda usada no país, muitas vezes levar a moeda local é mais barato do que levar dólar, dessa forma não precisará realizar a conversão mais de uma vez.  

Atenção para viagens com destino Buenos Aires, eles estão em um momento delicado no país e poderá ser mais interessante trocar os reais por pesos argentinos lá. Antes de embarcar busque informações com seu assessor de câmbio ou amigo que tenha retornado de viagem com dica de local seguro para efetuar a troca da moeda.

3- Realize o monitoramento da moeda desejada. Compre aos poucos a moeda, a cada oscilação favorável, com isso ao chegar ao montante planejado terá um bom preço médio;

4- Moeda em espécie tem o melhor valor, incidência de 0,38% de IOF;

5- Leve um cartão pré-pago, com ele você poderá realizar compras no modo débito, além de efetuar saques. Segurança em caso de roubo e a possibilidade de serem realizadas recargas no cartão durante a sua viagem.  Apesar do IOF ter um valor elevado, não existe aqui a preocupação com a oscilação cambial;

6- Evite usar o cartão de crédito! O câmbio calculado é o do dia do fechamento da sua fatura, o que poderá lhe causar um susto no valor final da compra. 

Exceção: Viagens ao Uruguai vale a pena usar cartão de crédito para pagar as refeições, dessa forma terá isenção de impostos locais.

7- Para quem vai realizar intercâmbio uma dica é abrir uma conta bancária no exterior e realizar uma transferência internacional, o procedimento é simples e o valor chegará ao destino em até 3 dias úteis.  

8- Tenha sempre o contato do seu assessor de câmbio para qualquer emergência durante a sua viagem.

9- Frase que ouvi do meu pai há anos atrás quando fui para Disney: “quem converte, não se diverte”.

Aproveite a viagem! Lembre-se que você está trocando dinheiro para conhecer lugares novos e voltar novo. Trocando experiências, adquirindo novas memórias e somando conquistas. Viajar é investimento!