Alessandra escreve quinzenalmente.
A vida virou do avesso?

Uma coisa a gente tem que concordar, tem épocas na vida que acontece tudo, menos o que deveria acontecer, vem uma avalanche de coisas ruins que a gente nem sabe para onde correr, e sem opção ou nos “encolhemos” ou enfrentamos, ou mesmo os dois, tem assunto que a gente enfrenta, tem outros que a gente “joga a toalha”.  Neste caso o que fazer?

Senti a necessidade de escrever sobre este assunto, pois estes dias auxiliei uma amiga , não uma coachee com isso, revendo possibilidades no meio do furação, vendo saídas onde parecia não ter, recalculando a rota onde parecia sem sinal de satélite!

Você já passou por isso? Capaz que não né! Então, o que fazer, qual as possibilidades?

Aqui vai um manual bem simples mas que ajuda muito a nortear sua vida na gestão de crise.

Em primeiro lugar se duas coisas ruins acontecem contra nossa vontade “meio perto” uma da outra, uma importante e a outra nem tanto, teu cérebro mapeia como TUDO, e ainda coloca “areia” no que não tem muita importância e faz com que o teu olhar para vida fique negativo, ruim e ás vezes irritante, faz sentido?

A neurociência explica isso com maestria, então o que fazer?

Primeiro PARA TUDO, volta três casas, respira, toma água, para e pensa o tamanho real do problema e não do que teu cérebro fez tu pensar que seria mesmo. Pode parecer pequena a medida mas é enorme! Realmente gigante!

Torna tudo racional, e se precisar, escreve e pensa cada um deles de zero a dez, qual  nota tu darias para tal problema (vendo se realmente impacta na tua vida em uma semana ou mais) e veja se ele é tudo isso. Vais te surpreender.

Saia do automático o mais rápido possível.

Em seguida mapeie (escreva mesmo em uma lista) coisas boas que aconteceram ao longo do dia, ta valendo comer algo que tu adora, não estar sentindo dor, estar respirando simmmmm, algo que esteja planejado para o próximo feriado, uma conquista recente que até agora você comemora ( pois teu cérebro “apaga” estes registros por conta própria e tu vais lá e encontra no HD rapidinho), valendo também o sorriso de alguém que tu gosta e não presta a devida atenção, em resumo, presta atenção nos detalhes.

Bacana quando tu olhas macro, e percebe tudo que contribuiu para que tal acontecimento tenha ocorrido e assim, na maioria das vezes, não é culpa tua ou mesmo escolha tua, no sentido de tu simplesmente não controlar e isso, tornando racional, passa.

A vida não vem com manual, script, ensaio, é tudo estréia. Não contamos com as possibilidades infinitas do Universo e os porquês que nem sempre temos acesso aos dados e não entendemos o que aconteceu, mas muitos deles, acredite, deveria ter ocorrido até por obviedade.

Torne sempre racional a sua vida, saia sempre do automático, viva intensamente e conscientemente cada momento e cada etapa da sua vida, pois ela vale cada segundo nem que seja para aprendizagem e adquirir mais experiência, se estas forem ruins.

A parte boa? Nada dura para sempre, amanhã o jogo vira. Só espere para ver.