Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Vou viajar! Qual o limite de $$ para levar na viagem?

Viagem programada. Passagens compradas.  Cálculo do valor a ser levado feito. E agora? Será que o valor  será suficiente? E, existe algum limite de valor para levar?

Para definir o valor a ser levado na viagem é sempre útil pegar dicas com amigos e ler blogs de viagem. Um detalhe importante: verifique se o seu destino exige um valor mínimo para ingresso no país.

Você poderá sair do país levando o valor equivalente a R$ 10.000,00 (dez mil reais) sem declarar.

Esse valor é por pessoa!

Caso, você esteja chegando ou saindo do Brasil com o valor superior a dez mil reais precisa fazer uma declaração pela internet, conforme orientação da Receita Federal.

Site:
https://www.edbv.receita.fazenda.gov.br/edbv-viajante/pages/selecionarAcao/selecionarAcao.jsf

O documento chama-se  DBV – Declaração Eletrônica de Bens do Viajante.

Os documentos para quem entra ou sai do país com o valor superior ao mencionado acima são distintos:

-Para sair do país: Declaração de Saída de Valores

Importante: a declaração de saída de valores é somente para dinheiro (espécie).
Após o preenchimento é gerado um documento. Imprima mais de uma via para que uma fique com você, pois a outra será entregue ao sair do país.

-Para entrar no país: chama-se Declaração de Entrada de Bens e Valores

No caso de levar na viagem todo ou grande parte de seu dinheiro no cartão pré-pago é aconselhável que leve os boletos da compra da moeda ou o extrato. Isso para caso você seja questionado se tem capacidade financeira para se manter  no destino escolhido.

No site do cartão pré pago você conseguirá ver o extrato, por isso antes de sair do Brasil entre no site e faça a sua senha de acesso, bem como a senha para efetuar as compras e saques no exterior.

Dica de quem viaja:
Em todas as minhas viagens tenho o costume de me enviar por email a cópia do meu passaporte, print dos voos e hotéis onde irei ficar hospedada, bem como qualquer documento importante relacionado à viagem, e a DBV - Declaração Eletrônica de Bens do Viajante é uma delas.  Além de enviar para mim eu também envio para minha mãe, assim qualquer emergência ela saberá onde estão todas as informações pertinentes.

Existe limite de valor para entrar em um país?
Antes de viajar questione o seu agente de viagens ou procure diretamente o Consulado do país de destino sobre a existência ou não de limite de valor para entrar no país. Bem como o valor mínimo exigido para permanecer X tempo no local.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o limite para ingresso sem declaração é de US$ 10.000,00 (dez mil dólares).

Agora sim, tudo organizado? Então é só esperar o dia do embarque e aproveitar a viagem!