Cristtiane escreve mensalmente, sempre na segunda-feira.
Vocês sabe o que vestir em uma entrevista para a televisão?

A primeira forma de comunicação entre as pessoas é visual. A imagem e a aparência formam um elemento de comunicação. Por isso é sempre importante nos perguntarmos se o que estamos vestindo, está de acordo com o lugar para onde estamos indo.

Por este motivo, a coluna deste mês vai abordar como você pode vestir-se para falar na TV ou mesmo para fotografar.

Muitas pessoas se deparam com várias dúvidas, quando precisam representar a sua empresa ou mesmo o seu próprio negócio, quando são convidadas a dar entrevistas ou posar para uma foto que deverá servir de divulgação em alguma matéria.

Em primeiro lugar vamos pensar que independente de um veículo ou de outro, você deverá transmitir seriedade e credibilidade. Sendo assim, a sua imagem precisa ser contemporânea e não se sobrepor ao assunto. É preciso uma harmonia visual, onde nenhum detalhe deverá saltar aos olhos do telespectador ou leitor.

Fica a dica: se o assunto não for Moda, então não apareça dentro de um figurino dramático.

Xadrez, pied poule ou príncipe de gales, são padronagens que devem ser evitadas principalmente no vídeo pois embaralham a visão, como se a imagem estivesse se mexendo.

Menos é mais. Sendo assim use cores neutras como tons de bege, cinza, marinho e castanhos. Evite pink, vermelho e tons fluo.

Antigamente não se podia usar branco na Tv pois a luz do estúdio era rebatida, estourando na tela. Hoje em dia, com nova tecnologia isso já é possível.

Preto é sempre muito formal, na dúvida, use preto e o paletó ainda é a peça de maior credibilidade.

O tamanho da roupa deve seguir o padrão da vida real – nem largo, nem justo.  Aliás, cuidado com o volume pois quanto mais pano, mais aumentará proporcionalmente.

Evite decotes, transparências e alcinhas.

Vestidos dificultam o uso do fone sem fio preso às costas. Já as saias, podem literalmente te deixar numa “saia” justa. No começo todo mundo fica nervoso mas depois que percebe que não é um bicho de sete cabeças aparecer na Tv, se sente tão à vontade que pode achar que está na sala de casa. Neste caso, a saia pode desfavorecer numa cruzada de pernas durante o bate-papo.

Acessórios e bijuterias devem ser discretos e foscos, presos e não pendurados e brilhantes. Cuidado com abotoaduras (ou botões) dourados pois podem ficar refletindo na luz da câmera.

Deixe o pescoço livre de lenços e echarpes para melhorar a postura. Só use echarpe ou lenço, para contornar o decote do blazer. Para não achatar a imagem, evite também blusas de gola de lã muito grossas.

Cuidado com os dizeres nas camisetas.  Eles podem chamar mais atenção do que o assunto a ser tratado, principalmente se parte dele ficar escondido e as pessoas ficarem tentando decifrar a mensagem.  Aqui sugere-se também, evitar unhas muito coloridas como as cores flúo para quem gesticula é desfoque total.

Lembre-se sempre quanto mais foco no que você diz, melhor pois o que é dito representa apenas 7% da atenção que você retém de alguém.

A maquiagem deverá ser discreta e bem aplicada, inclusive no pescoço. Cuidado com o corretivo nas manchas e olheiras , utilize sempre uma base para neutralizá-lo.  Não recomenda-se o uso de iluminador pois ele pode passar a imagem de pele oleosa tanto no vídeo quanto na foto.  Muito recomenda-se, inclusive, o uso de pó translúcido e não com cor.

Quanto à sombra, prefira as neutras como tons de marrom. Blush pode ser rosado e o batom cor da boca. Não esqueça a máscara de cílios para abrir o olhar.

Por fim, e não menos importante, vamos falar de cabelos? Eles devem parecer o mais naturais possível. Não podem parecer despenteados ou sujos. Se rebeldes, prenda-os. Não recomenda-se apresentar-se de cabelo molhado e nem de gel.

Esperamos que as dicas possam ajudar a reduzir o nervoso e que você se preocupe apenas com o conteúdo.

 

Imagem: Faustão e Jô Soares juntos no 'Programa do Jô' (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos) via site EGO