Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Dois meses para o final do ano! Ainda dá tempo de organizar as contas?

 

Logo estaremos vendo nas vitrines do shopping a decoração com o toque natalino, e isso dá aquele sentimento de pavor: “Final do ano já está chegando?”   e “Ainda da tempo para organizar as finanças?”
Sempre dá tempo para organizarmos a nossa vida financeira, basta não deixarmos para amanhã o que podemos fazer agora! Então, confira as dicas abaixo para não entrar 2017 com pendências.

1) Cadê a planilha financeira?

Mesmo em outubro, podemos começar uma planilha financeira. Você precisa saber quanto ganha, para onde seu $$ está indo, se possui dívidas e contas parceladas.
É importante visualizar os números para que consiga reorganizar as finanças de forma coerente e objetiva. Não possui planilha financeira? Envia um email para aldrey.zago@azmcambio.com.br que envio um modelinho bem simples para você começar essa nova fase da vida.

2) Cartão de crédito

Jamais pague o mínimo da fatura! Os juros do cartão de crédito são altíssimos. Sempre pague a fatura no valor integral para evitar uma bola de neve.
O Natal já está chegando, e se você está com a fatura em um valor difícil de quitar, evite usar o seu cartão para presentear os amigos e parentes.
Uma forma de economizar com presentes natalinos são os Amigos Secretos, assim você não precisará comprar presente para todo mundo!  E, estipular um valor  para a lembrancinha é fundamental.

3) Ir ao banco e negociar!

Muitas pessoas pegam um empréstimo para quitar outro empréstimo e depois mais um para quitar o anterior. E, muitas vezes acabam se perdendo nas contas.
Cuidado: pegar um empréstimo para quitar outro poderá ser interessante se os juros do empréstimo atual  for menor que o do anterior.
O quinto lote da restituição do Imposto de Renda saiu nesta semana e logo estaremos recebendo o 13º salário, que tal usar esses valores para quitar seu empréstimo e começar 2017 sem dívidas?
Qual empréstimo quitar? O menor?  Independentemente do valor do empréstimo, escolha quitar ou amortizar aquele que possui maior taxa de juros, vá ao banco e negocie!

4) Emoção financeira

Não é porque você quitou as dívidas que vai sair por aí fazendo contas novas.
Tenha um controle emocional financeiro. Não gaste dinheiro porque está triste demais e precisa fazer compras, e nem porque está feliz da vida com o novo aumento, o qual nem recebeu ainda.
Controle-se! Planeje.

Quais seus objetivos para 2017? Escreva eles em um pedaço de papel, em um mural, ou até na parede da sua casa. E comece a se organizar para que os alcance em um lapso temporal coerente. Não perca tempo. Comece seu planejamento desde agora para que o ano que se aproxima seja só de realizações e de Inteligência Financeira.