Especial Saúde no Trabalho
Hábitos saudáveis no trabalho

De acrodo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tendência ao sedentarismo cresce exponencialmente e é, hoje, o 4º maior fator de risco de mortalidade. Forte, não é? Pois bem, hora de mudar de postura, então, pois segundo o endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Josivan Lima, a adoção de práticas saudáveis no trabalho ajuda a prevenir muitos problemas de saúde, como cansaço, fraqueza, sono e falta de concentração. Ou seja, hábitos saudáveis nos tornam mais produtivos no trabalho.

Para a fisioterapeuta Paula Camargo, quando o profissional tem um ambiente adequado e que traga conforto, consequentemente, se está previnindo diversas patologias, dentre elas a famosa LER (lesão por esforço repetitivo). “Essas lesões estão entre as maiores causas de afastamento do trabalho, pois incapacita o trabalhador de exercer plenamente seus deveres. Portanto, quando conseguimos reduzir a dor e o desconforto do colaborador e melhoramos a sua postura, teremos funcionários mais saudáveis e eficientes, aumentando assim a produtividade”, ensina a especialista.

O endocrinologista Lima concorda e diz mais: “Uma rotina sedentária nesses ambientes facilita o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, infarto, AVC e artroses. Por isso, o ideal é movimentar-se mais, na medida do possível”. A nutricionista Priscila Vargas também é defensora dos hábitos saudáveis no ambiente profissional, e isso inclui a alimentação. “Que a rotina de trabalho é bem corrida todos nós já sabemos e não temos muitas alternativas para fugir desta realidade. E isso pode nos acarretar em aumento de peso, indisposição para a prática de exercícios físicos dentre outros problemas.”

O que fazer?

Segundo a fisioterapeuta Paula, as pessoas têm passado cada vez mais tempo dentro do seu ambiente de trabalho, por isso se faz necessário uma boa ergonomia deste local. “Ela nada mais é do que um conjunto de adaptações desse meio, de acordo com as necessidades e o tipo de trabalho de cada um, propiciando aos trabalhadores um maior conforto durante o expediente”, defende. Vale lembrar que essa avaliação deve ser feita por um profissional, que irá estudar minunciosamente diversos fatores como luz, ruídos, posicionamentos, etc.

O Negócio Feminino ouviu especialistas que dão dicas de como manter hábitos saudáveis nesses locais. Conforme Priscila, existem lanches bem fáceis de para serem consumidos no ambiente de trabalho. “Desta forma, o corpo se manterá nutrido por mais horas e, quando chegar o almoço ou a hora de ir embora, ninguém estará com a famosa ‘fome de leão’”, ensina.

Para o lanche da manhã:

- Prefira frutas, tais como: maçã, banana, laranja, e opte pelas da estação, pois têm mais sabor e nutrientes.
- Uma boa pedida são as castanhas do Brasil, nozes, uva passas, pois contêm gorduras muito saudáveis. Apenas controle a quantidade.

Pata o lanche da tarde:

- Você pode optar por iogurte com uma colher de linhaça ou chia.
- Também pode preferir uma fruta da estação, sucos naturais, chás e até mesmo sanduíches com pão integral, alface, pasta de frango, atum ou ricota.

Já de acordo com Paula, quando o assunto é o corpo, algumas medidas podem ser tomadas de forma autônoma, com o intuito de minimizar as dores articulares que estão entre as principais queixas dos trabalhadores. “Seguindo essas poucas orientações já conseguiremos observar melhora na qualidade do trabalho”, garante.

- Escolha uma cadeira confortável, com ajuste do encosto e da altura. O ideal é que ela tenha braços para poder apoiar, evitando assim que eles fiquem suspensos;

- Os pés devem ficar bem apoiados no chão, caso isso não seja possível, coloque um apoio auxiliar;

- Mantenha uma postura ereta, buscando sentar sempre sobre os Isquios, evitando o apoio no Cóccix e Sacro;

- Para quem utiliza computador, deve-se observar a altura do monitor, este deve ficar na linha dos olhos, evitando sobrecargas na coluna cervical;

- Quando for se abaixar (principalmente para carregar ou levantar algo pesado), sempre flexione os joelhos e contraia o abdômem, isso vai ajudar a proteger sua coluna lombar;

- Faça pausas durante sua jornada de trabalho, evitando assim ficar muitas horas na mesma posição;

- Alongamentos são uma boa opção para relaxar o corpo e aliviar eventuais desconfortos.