Especial Saúde no Trabalho
Dá um tempo

Encarar horas e horas na frente do computador não é nada saudável. Mesmo para quem não atua em escritório, os intervalos durante o expediente são fundamentais para o equilíbrio mental e corporal. Aquelas paradinhas de 5 ou 10 minutos fazem com que você ressurja das cinzas.

Vendas, comercial, saúde, moda. Não importa, pitstop para o cafezinho, ou simplesmente olhar para o além, revigoram e fazem que as energias sejam renovadas. Assim como aquela soneca após o almoço, para quem pode, claro.

A consultora de Recursos Humanos, Luciana Batista orienta a sua equipe de 46 colaboradores a respeitarem o intervalo. “Cada um tem o seu tempo e o seu momento”, avalia a executiva de uma empresa de médio porte.

Ela conta que, quando assumiu o cargo na empresa há dois anos, uma das primeira reuniões de equipe que realizou mencionou que isso seria um condição para que a equipe continuasse. “As pessoas me olharam com cara de espanto, sem entender”, lembra ela. “Hoje, todos respeitam, param e isso não é motivo para dispersão, muito pelo contrário”.

Estudos comprovam que essa parada estratégica proporciona aumento da produtividade do colaborador. E, quando retorna à estação de trabalho, o nível de comprometimento com a demanda esta maior. Além disso, o número de empresas que oferecem esse incentivo é cada vez maior. “Há uma preocupação muito maior com a qualidade de vida dos colaboradores que anos atrás”, avalia Luciana.

Sem contar que na salinha do café ou na copa, a troca de ideias se torna maior e melhor. “A interação entre os colegas facilita a relação interpessoal e deixa o clima do escritório muito melhor”, confessa a executiva que atua há cerca de 10 anos na área.

Então, não esqueça: dar aquela pausa, tomar um café, suco ou água e respirar é saudável e produtivo.