Fernanda Rosito escreve nas segundas-feiras.
Planejando parte ll

Vocês lembram da minha coluna da semana passada? Falei, entre outros assuntos, sobre o planejamento que estou fazendo. Bem, quero compartilhar alguns pontos importantes. Mais alguns.
Como vocês fazem a planilha orçamentária da empresa de vocês? Fazem? Não fazem? Hmmm... caso complicado, né. Mas saibam que é super importante esse controle e, principalmente, separar o que é do negócio e o que é teu, pessoa física.

A primeira coisa a ser feita é uma conta jurídica, assim a entrada e saída de despesas fica bem mais clara. E, de quebra, já separa as dívidas. Não faz isso? Então corre pro banco e abre já. Adianto: leva cotrato social ou cartão CNPJ no caso de microempreendedor, identidade, CPF e comprovante de residência. Pronto, rapidinho tu já terá uma conta jurídica. Pode pedir cheque, cartão de crédito, limite, tudo. E melhor: podes emitir boleto para que seus clientes paguem de forma bem mais fácil.

Se já faz, melhor ainda! Essas coisas parecem simples, mas tem muita gente por ai que ainda se atrapalha. Calma, não tem problema nenhum. Com o tempo se aprende e passamos a orientar quem ainda não passou por isso.

O importante é pedir ajuda e ajudar.

Vai com tudo!

Beijo grande,
Malu