ENERGIA SOLAR, VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE ISSO?

Uma semana após o VII Congresso Brasileiro de Energia Solar, consegui uma horinha na agenda do Evandro Pinho, sócio da MGF Solar, empresa que foi uma das patrocinadoras do evento, e entre um café e boas risadas fui questionando o Evandro sobre o assunto e algumas dúvidas que eu tinha.

- O que é a  energia solar?
“ É a conversão direta da radiação solar em energia elétrica”.

- Evandro qual seria o custo da instalação?
“ O custo da instalação varia, os projetos são personalizados e dependem de diversas variáveis.
A única maneira de descobrir o valor do projeto, é efetuando uma análise da conta de luz do cliente. A média nacional de implantação de sistemas fotovoltaicos residenciais é de 50mil.”

-Eu poderia instalar no meu apartamento, ou é possível somente em casas?
“Você  pode sim! As instalações em apartamentos geralmente são feitas sobre os telhados de áreas comuns, garagens e o telhado de suas torres.
Existe, também, outra possibilidade que é a instalação em uma casa ou terreno, que fique dentro da mesma área de atendimento da concessionária, dessa forma a energia pode ser produzida em um endereço e consumida em outro.”

-Qual  a porcentagem de redução na conta de luz?
“Pode-se reduzir em até 95%.”

- Se ficarmos um grande período sem sol, ficarei sem luz?  Ou a energia solar fica "guardada"?
“Os sistemas fotovoltaicos mais instalados não possuem baterias, são sistemas que produzem energia e injetam diretamente na rede da concessionária.
Ou seja, você não ficará sem luz, pois enquanto não tiver sol, você usará a energia da concessionária.
Para a energia ficar “guardada”, o sistema deverá ter um banco de baterias “acoplado”, que possibilitará o local a ficar com energia por um período de tempo.”

- E de noite? Eu uso a energia solar ou a energia elétrica convencional?
“Enquanto a energia solar estiver com potencial suficiente para garantir o funcionamento do inversor, a energia produzida estará sendo injetada na rede, o que não significa que toda energia produzida pelo sistema fotovoltaico será suficiente para suprir o estabelecimento.
Desta forma, sempre que a energia gerada for menor do que a consumida, estaremos utilizando a energia disponibilizada pela concessionaria.”
 
- Existe alguma taxa mensal a ser paga para a empresa que instalou?
“Não, depois de pago, o sistema será seu.”

- Qual a manutenção necessária?
“Somente a limpeza das placas, se a chuva não conseguir tirar alguma sujeira acumulada sobre os módulos.”

- Se eu produzir mais luz do que gastei, é feita alguma compensação?
“Se o sistema instalado tiver a capacidade de geração maior do que a necessária, ele irá gerar créditos que poderão ser utilizados em até 5 anos.”

- Quantos anos dura a instalação da energia solar?
“O sistema é composto por várias partes. Os inversores teoricamente tem vida útil média de 10 anos e os módulos fotovoltaicos de 25.”

- Em quanto tempo ela é instalada?
“A instalação do sistema em si é rápido, geralmente em 4 dias está instalado. Porém, existem tramites necessários dentro da concessionária de energia, desde solicitação de disponibilidade para instalação até a aprovação final, que podem passar de 60 dias.”

- Em  quanto tempo meu investimento se paga?
“Os projetos feitos pela MGF Solar tem ficado com payback médio de 5 anos.”

- Se tivermos uma chuva de granizo, as placas poderão ser danificadas?
“A resposta dessa pergunta está diretamente ligada a qualidade das placas instaladas. As placas de boa qualidade são testadas e com alta resistência a chuvas de granizo, fiquem tranquilos!”

O Evandro terminou o nosso bate papo contando que esse mercado está crescendo de forma exponencial, e como todo mercado, existem empresas boas e ruins. Salientou que os interessados em sistemas fotovoltaicos devem ficar atentos a diferenças grandes em orçamentos efetuados, não existindo mágica! E, frisou, que antes de fechar negócio, devemos pedir para ver algum sistema instalado pela empresa e a estrutura oferecida indiretamente para o seu projeto.

Tens mais perguntas? Entre em contato conosco ou com o Evandro Pinho:
Eng.evandropinho@mgfsolar.com.br
www.mgfsolar.com.br

Mini Bio do nosso entrevistado: Evandro Rafael Pinho, 30 anos, engenheiro eletricista formado pela PUCRS. Possui NR 04, NR 09, NR10, NR17, NR 35. Possui curso de teoria e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos certificado pela PHB SOLAR. Curso de Energia solar fotovoltaica(Desenhos e aplicações no brasil) realizado pela Effitech engenharia.

Em sua experiência profissional atuou como gerente de projetos. Sócio da MGF Energia Solar. Palestrante. É atleta máster de natação, participa de campeonatos nacionais e internacionais.