Atleta é pioneira no mercado esportivo com a criação do FITCamp

Aliar os exercícios físicos, com alimentação natural e meditação são premissas básicas do FITCamp. O programa de treinamento intensivo de luta, por isso FIT (em inglês Fight Intensive Training), criado pela atleta e personal trainer Patrícia Pizio, 32 anos, e desenvolvido em parceria com a Academia Arena, em suas duas unidades em Novo Hamburgo (RS) – Centro e Canudos –, completa seis meses de execução na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro.

Para comemorar a data, a coordenadora realiza o 4ª Treinão Aberto de Feriado, no Parcão (Parque Municipal Henrique Luis Roessler), próximo ao Hospital da Unimed, em Hamburgo Velho. A atividade é gratuita e aberta para quem quiser participar, das 10 às 11 horas, dessa quarta-feira. Quem puder contribuir traga um quilo de alimento não perecível que será doado a entidades sociais do município. A orientação é usar roupas confortáveis e tênis e trazer sua garrafa de água para consumo próprio. Mais informações em Treinão Aberto ou pelo telefone (51) 98249-2000, com Pati.

Como surgiu o programa
O FITCamp oferece um novo estilo de vida para quem busca um melhor condicionamento físico e mental, que esteja em busca de seu bem-estar. Depois de atuar como atleta de fisoculturismo e de artes marciais, trabalhar na academia Team Nogueira, no Rio de Janeiro (RJ), e como personal trainer e consultora no Vale do Sinos, Pati decidiu inovar no mundo das academias esportivas e criou o programa exclusivo para as mulheres. “O conceito de saúde hoje é o bem-estar do indivíduo e isso é muito peculiar para cada um. E o método oferecido hoje é apenas o tradicional - trabalhar o físico. O FITCamp vem para mudar esse conceito retrógado”, explica a coordenadora.
Com essa nova metodologia, a professora desenvolve atividades individuais e em grupo para o corpo, a mente e para as emoções.  “O treino físico é coletivo, mas a necessidade e aplicação dele são individuais para cada integrante. A questão emocional de cada uma é também trabalhada em grupo, com uma forte integração”, acrescenta Pati. Um grupo no Whats foi criado para a comunicação entre elas e com a professora. Dicas de alimentação natural e saudável, situações emocionais e físicas são uns dos temas tratados no grupo, em que a premissa maior é cada uma se importar com a outra.

Os treinos sistemáticos
As aulas de FITCamp são realizadas em três encontros por semana na Arena, com duração de uma hora cada, e consiste em exercícios funcionais, militares e de artes marciais, aliados a meditação e yoga. Há um planejamento bem rigoroso em relação à preparação de cada aula, sendo que nenhuma aula é igual à outra. Em agosto, Pati inaugurou outro segmento de seu programa, o FITCamp Free. “Esse tem o símbolo do arco-íris e atende ao nicho LGBT.”
A metodologia do FITCamp é toda elaborada para que o indivíduo que o pratique descubra seu próprio padrão de bem-estar e busque ser melhor todos os dias. “Com um único pensamento: estarmos satisfeitas aqui e agora e, daí sim, podermos melhorar”, afirma Pati. O seu irmão Izy Vettorazzi é campeão Gaúcho de Body Shape IFBB 2014 e a auxilia nas aulas.

As aulas na Arena
A busca pelo emagrecimento foi conferida pela criadora do FITCamp durante seus trabalhos em academias e como personal trainer. “Eu passei a dar consultorias também para mulheres, 90% delas queriam emagrecer e melhorar a sua autoestima”, lembra Pati. Com o seu programa, elas podem emagrecer e, ao mesmo tempo, buscar uma melhor qualidade de vida, mudando o seu estilo e garantindo que o esforço empregado não tenha o efeito sanfona.
Para quem assistiu a uma aula, o que se vê é um treino bem puxado, muito estimulante e instigante. Durante todos os exercícios, o entusiasmo e a emoção são calcados no trabalho em grupo. A observação é individual e os exercícios também, mas todos se correlacionam e os estímulos que a instrutora transmite durante os treinos são tão ‘pra cima’ que quem está de fora dá vontade de entrar e participar.
As aulas superaram as expectativas. Além de oferecer uma bateria de exercícios que condicionam o corpo à perda de peso e à sua melhor definição física, a professora orienta, estimula e indica as alunas a terem uma melhor qualidade de vida e a descobrirem o que realmente lhe fazem bem. Os resultados são fascinantes. Há seis meses, uma das alunas já emagreceu 24 quilos, reduzindo suas medidas consideravelmente: abdominal (-14cm), cintura (-17cm), braço (-4cm) e pernas (-2cm). A conquista não é apenas comemorada pela aluna, mas por todas as colegas que participam das aulas.

Quem é a criadora do programa FITCamp
Pati é natural de São Leopoldo (RS) e mora em Novo Hamburgo (RS). Em sua formação registra passagem por Martial Arts Coach, faixa preta de Tae-kwon-do, grau preto de Muay Thai, instrutora de Yoga, atleta Bodyfitness desde 2009, Campeã Gaúcha Overall e Campeã Brasileira, duas vezes Top 2 do Arnold Classic, e estudante de Ayurveda, Thai Chi e Wing Chun. Ela tem uma ‘vibe’ tão boa que transmite essa sensação nas aulas. Ao conhecê-la é inevitável conferir-lhe os adjetivos de guerreira, batalhadora, líder e empreendedora, além de outros que realçam sua personalidade, como humilde, carismática e feliz. E, uma mulher de sucesso!

Mais informações em Facebook @patipizio

Por Grazi Sauer Branco
Foto Divulgação