Família lança campanha para plantar árvores

Cansados da correria do dia-a-dia, do estresse desenfreado e de uma vida agitada, pensando no seu futuro e no de seu filho, os hamburguenses Aline Kunst e Rafael Decker, 31 anos, optaram por morar em um sítio, localizado no lado oeste do Parque da Itapeva, no município de Torres (RS), há cinco meses. Estão fazendo o que muitos querem, buscando uma melhor qualidade de vida e saudável. Estão vivendo sustentavelmente e ensinando ao seu filho Heitor a importância de viver em família e os princípios primordiais de um ser humano. Além disso, eles estão fazendo o contrário do que muitos agricultores estão fazendo, abandonando a agricultura familiar.

A prática do êxodo rural hoje é preocupação de entidades brasileiras do agronegócio que estão criando diretrizes para realizar campanhas e ações que busquem ‘manter’ as famílias na agricultura familiar. A grande preocupação delas é quem vai plantar para a sociedade urbana poder sentar-se à mesa e se alimentar daqui alguns anos.
A família de Aline está em busca de uma melhor qualidade de vida e acaba contribuindo para essa campanha. Mesmo sem se darem conta de que estão sendo exemplo para a sociedade, estão fazendo a sua parte. Nessa semana, mais especificadamente em 27 de setembro, lançaram a campanha Plante Sua Árvore, que acontece até final de outubro desse ano. “Estamos preocupados com o meio ambiente e queremos auxiliar outras pessoas que vivem nas áreas urbanas a fazer sua parte também. Além disso, mostrar que podemos viver melhor e em meio à natureza”, explica Aline.

VEJA COMO PARTICIPAR
Informações em @plantesuaarvore
- Faça contato pelo whats (51) 999677008, solicite o número da conta, faça o depósito e mande o nome do apoiador ambiental. O valor de R$ 25,00 servirá para a plantação e manutenção de uma muda de árvore nativa, no sítio da família denominado Deckers Farm. A foto da árvore plantada será postada no Instagram e Faceboko @plantesuaarvore, junto com o nome do apoiador ambiental.
Plante está ideia, faça parte da preservação real do nosso planetinha!
Pequenas ações, grandes resultados.

Apoiadores podem visitar suas árvores
As pessoas que contribuírem com a campanha também poderão visitar suas árvores e acompanhar o crescimento dessas mudinhas. Aline, junto com o marido Rafael, compartilha sua história de vida com outras pessoas interessadas em saber como ela é. De acordo com Aline, eles recebem grupos para aulas de educação ambiental, tem um galpão, com fogão campeiro, onde realizam palestras sobre Permacultura e coletam água da chuva em reservatórios para molhar as hortas e as mudas de árvores nativas, além de criarem suas galinhas.
A Deckers Farm está situada na Estrada do Mar, no quilômetro 86, em Torres, e é administrada pela Aline, que é gestora, por seu marido que é consultor ambiental e pela cunhada Juliana Decker, que assume como diretora de Expansão. No primeiro dia de campanha, sem mídia publicitária, já registraram mais de dez adesões. “Aproveitamos a primavera que é o melhor período de plantio”, frisa Aline.
A ideia é plantar cerca de 1.500 árvores para fazer um corredor vivo que interliga o sítio ao Parque, permitindo o trânsito de animais pelo local. “Como recebemos aqui, no sítio, alunos, gratuitamente, para aprender sobre o plantio de árvores nativas, o corredor será exemplo de uma bela iniciativa”, conta Aline.

Mulher de sucesso
Aline trabalhava em um banco e Rafael era barbeiro. Um trabalhava de segunda a sexta-feira e o outro de terça-feira ao sábado. Tinham apenas os domingos para viver juntos e sempre estavam cansados da correria da semana. Tinham ainda o pequeno, que vivia mais na escola, quem com os pais. Segundo Aline, não foi fácil essa mudança, mas encontraram a fórmula. A vivência em família melhorou, a saúde melhorou e os sentimentos melhoraram. “Vivemos o que o verbo conjuga – viver. Não corremos mais por correr, não fazemos mais por que tem que fazer. Hoje estou feliz e vivo com os amores da minha vida”, destaca Aline.
Hoje ela se considera uma mulher de sucesso. Segundo ela, sucesso no dicionário quer dizer obter êxito. “Para alguns, é trabalhar, juntar dinheiro para ter uma ótima casa, um luxuoso carro, comer sushi toda semana, mas viver com medo de assalto, viver pensando que precisa proteger os seus bens”, diz. Para ela, sucesso é poder passar a manhã brincando com seu filho, almoçar todos juntos e à mesa, à tarde fazer as tarefas gerais do sítio e da casa, e à noite estar novamente todos juntos.
A família tem hoje uma boa casa, um bom carro e uma boa alimentação. “Não precisamos de muito para ser felizes. Aqui saímos para passear com o Heitor, sem medo. Claro que existe também o perigo, mas ele não é mais nossa maior preocupação. Preocupamos-nos em estarmos juntos e ajudarmos uns aos outros”, afirma Aline.
Quando ela soube que estava grávida, pensou: “preciso ter uma vida mais tranquila e ter mais tempo para meu filho”. Depois disso, levaram mais de um ano para que o sonho de vir a Torres se concretizasse. “Fizemos os planos e esperamos a hora certa. E um dia ela chegou. Ela sempre chega. É difícil a espera, mas vale a pena. Hoje, sim, digo que sou bem-sucedida. Tenho o que preciso - amor, felicidade, tranquilidade e saúde (até isso melhorou aqui)”, conclui a mãe, esposa, mulher, gestora e agricultora.

Por Grazi Sauer Branco/Foto Divulgação