“Não precisamos sonegar nem desviar recursos quando fazemos uma gestão eficiente e correta.”

Samara Souza, 33 anos, assumiu há cerca de três meses o cargo de diretora-executiva da Econoplan – Planejamentos Econômico-Tributários, com sede em Novo Hamburgo (RS). Ela tem a tarefa de expandir os negócios da empresa, mas também tem a árdua missão de convencer empresários e gestores públicos a aprimorarem suas gestões financeiras, evitando desvios de dinheiro e sonegações de impostos. “No Brasil que vivemos hoje, não há mais espaço para a corrupção! Precisamos mudar! E isso só vai acontecer quando nos dermos conta de que não precisamos sonegar nem desviar recursos quando fazemos uma gestão eficiente e correta”, frisa.

Bacharel em Comércio Exterior, Técnica em Contabilidade, Técnica em Administração, consultora fiscal com ampla experiência na área fiscal/tributária, atua na área há 15 anos, atendendo em escritório de Contabilidade diversos segmentos de empresas, Samara assume com a responsabilidade de gerenciar todo o trabalho da equipe da Econoplan, que atende em todo o território nacional (www.econoplan.com.br). O convite foi feito pelo seu sócio, o advogado e doutor Antonio Claudemir Weck, que atua diretamente na ACWeck, escritório de advocacia, localizado no mesmo prédio da Econoplan, sito à Rua Bento Gonçalves, 1731, em Novo Hamburgo.

Sistema exclusivo
A Econoplan está desenvolvendo um sistema exclusivo para atender a demanda dos seus trabalhos. Parte desse sistema já está sendo implantado pelo escritório em clientes que tiveram interesse na proposta. Enquanto ainda não está concluso, Samara atende clientes, como empresas e instituições públicas, que buscam redução de custos, melhora de performance e adequação normativa (compliance). “Se não melhorarmos a gestão dos negócios, adotar o compliance, muitas empresas não vão sobreviver”, destaca Samara.
A diretora-executiva, por trazer em sua bagagem know-how suficiente e expertise de seus 15 anos como celetista, entende que há situações complexas de entendimento da legislação federal, no que tange as áreas societárias, tributárias, previdenciária e trabalhista. “Por isso, somos uma equipe de consultores formada por advogados, contadores, administradores, auditores e técnicos altamente qualificados em TI para realizarmos um atendimento ético, correto, sigiloso, acurado e de retorno financeiro para o cliente”, frisa.

Pagar menos imposto
Daqui uns cinco anos, a diretora pretende ter implantado o sistema da Econoplan em várias esferas das gestões privada e pública. “Muitas vezes, o empresário erra porque não tem conhecimento ou entende tem orientação de que é daquele jeito. Nós prestamos assessoria e consultoria para avaliar cada caso com profissionais gabaritados e muito bem atualizados com a Constituição Federal, suas obrigações e normas”, defende Samara. Segundo ela, é imprescindível mostrar aos empresários brasileiros o caminho correto para que ele tribute corretamente e não precise sonegar impostos. “Se ele fizer isso hoje, tudo corretamente, vai ver que pode pagar menos imposto que paga atualmente, como é o nosso slogan Pague Menos Tributo, Pague Certo.”

Mãe, mulher e profissional
Samara batalhou desde cedo para buscar sua qualificação e colocação no mercado. Não nasceu em berço de ouro, mas tem características essenciais que norteiam sua personalidade e sua vida – é simpática, sincera, honesta, ética, atenciosa e líder. Nunca se acomoda, acredita que sempre possa melhorar em tudo. Mesmo com a correria do dia-a-dia, mora em Sapiranga (RS) e trabalhava em Novo Hamburgo, é a primeira a chegar ao escritório e a última a sair.
A responsabilidade desse novo cargo exige compromissos que a levam a viajar pelo Brasil a fora. Nessas ocasiões, sua filha, Maria Clara, 6 anos, e a enteada Duda, 19, ficam com o marido Mauro Vila Real, com quem divide a vida pessoal e profissional. “Não é um mar de rosas essa rotina, mas nos amamos e somos humildes e, antes de tudo, muito amigos. Assumimos que erramos e também comemoramos a conquista um do outro juntos”, conta Samara.

Felicidade
Quando está em casa, ainda assim arruma tempo para estudar, ler, fazer a janta e seu curso de MBA, limpar a casa, se cuidar e dar atenção para a filha.  “Claro que erro, mas tento consertar depois, reconheço. E todos os dias tento ser melhor que no dia anterior. Não me acomodo, acho que podemos melhorar sempre, como pessoa e profissional, mãe, mulher e madrasta. Não é fácil, mas também não é difícil, é só se organizar e otimizar o tempo”, declara Samara.
Mesmo com essa rotina estressante, Samara é muito tranquila e equilibrada. Sempre interage com todo mundo do escritório e tem uma simpatia maravilhosa. Quem a conhece percebe um novo brilho no seu olhar, principalmente, quando fala de seu trabalho. Hoje, quando seu relógio desperta, ela acorda mais animada, realizada e feliz. “Sinto vontade de trabalhar. Amo o que faço, colocar em prática tudo aquilo que aprendi nesses 15 anos de mercado é um prazer e uma satisfação total”, conclui.

 

Texto e foto Grazi Sauer Branco/Especial 

Na foto, Samara Souza, com a equipe de consultores Danilo Melhor Araújo (tributário), Janaína Barros (comercial) e Iohana de Aguiar Feldmann (marketing).